Como Economizar na Cerimônia e na Festa de Casamento

Como Economizar na Cerimônia e na Festa de Casamento

Você vai se casar e quer um evento bonito, mas tem que se virar com um orçamento apertado. Este é um problema que muitas noivas enfrentam. Não se preocupe, existem maneiras de realizar a festa de casamento dos seus sonhos sem ir à falência:

– Estabeleça prioridades! Faça uma lista das coisas mais importantes que você deseja para o seu casamento e peça ao seu noivo para fazer o mesmo. Você está mais empenhada em ter lindas flores, convidar 400 pessoas, ter a festa do casamento em um determinado local ou servir filé mignon e lagosta?

Saber quais são as suas prioridades antes de iniciar o planejamento do casamento ajudará você a decidir no que gastar mais dinheiro e o que você não se importa de fazer mais barato ou simplesmente não fazer.

– Encurte a lista de convidados. Isso é difícil, porém, às vezes, é necessário, se o custo por convidado pesar no seu orçamento. Remova da lista os nomes dos convidados que podem se sentir obrigados a ir ao casamento caso recebam o convite, mas que não se importarão se não forem convidados a participar.

Pense em convidar somente os parentes com quem você tem um relacionamento próximo. Convide apenas as pessoas que são importantes para você e para o seu noivo, e talvez para os seus pais, em vez de todas as pessoas que você conhece.

– Reduza o número de convidados para a sua festa de noivado. Festas de noivados custam dinheiro, por mais simples que sejam. Além disso, tradicionalmente, as pessoas convidadas para sua festa de noivado são convidadas, também, para a festa de casamento.

– Faça a sua cerimônia de casamento e a recepção em um hotel, e peça descontos se parentes e amigos ficarem hospedados nele. Reserve os quartos para os seus convidados com bastante antecedência para que, assim, você consiga melhores preços. Converse com o gerente sobre os descontos e as reservas dos quartos.

– No caso da cerimônia não ser realizada na igreja, considere tê-la realizada por um juiz de paz. Apesar das cerimônias de casamento realizadas fora da igreja serem mais personalizadas quando realizadas por celebrantes de casamento, o preço que eles cobram é substancialmente maior.

– Se for possível, escolha casar em uma cidade pequena. Locais de festa, serviço de buffet e floristas tendem a ser mais barato em cidades pequenas do que nas grandes áreas metropolitanas.

– Não ultrapasse o tempo previamente combinado para a sua cerimônia e recepção. Os músicos, donos do local da festa e serviço de buffet irão cobrar mais se solicitados a permanecer no local além do tempo estipulado nos contratos. Você também vai pagar custos adicionais dos eventuais carros alugados se o seu evento durar mais do que o planejado.

– Se você não conhece nenhum músico ou um DJ, ligue para as escolas de música locais ou para o departamento de música de universidades. Os estudantes de música serão mais baratos do que os profissionais.

– Realize a cerimônia e a recepção no mesmo local para simplificar as coisas e poupar dinheiro. Não haverá necessidade de alugar carros para transportar os noivos, padrinhos e madrinhas para um segundo local. Muitas igrejas oferecem salões de recepção de casamento por preços razoáveis – especialmente se você for membro da igreja.

– Peça aos seus amigos para eles emprestarem os seus talentos, ajudando em coisas tais como convites, flores e programas. Peça a um amigo que saiba usar um programa de desenho digital para criar os convites de casamento. Se você escolher arranjos de flores simples, talvez um amigo possa fazer os arranjos e, com isso, você pode economizar uma boa grana. Alguém que você conheça com grandes dotes culinários pode cuidar do seu bolo de casamento, o que ficará bem mais barato do que encomendá-lo em uma confeitaria especializada em bolos de festa.

– Ao escolher o dia do casamento, escolha qualquer dia menos um sábado. Sextas-feiras também são escolhas populares para dias de casamento, mas ainda pode custar menos do que um evento no sábado. Para uma economia ainda maior, escolha uma noite da semana para seu casamento. Marque a hora do casamento de maneira que dê tempo para os convidados chegarem à cerimônia (aqueles que trabalham). Evite escolher o mês de maio; por ser o mês das noivas, o preço de quase tudo será mais alto.

– Considere a opção de ter o seu casamento realizado durante o dia, tendo como recepção um brunch ou um almoço de fim de semana, no sábado ou domingo. O custo para o local será muito menor e a iluminação durante o dia é melhor para tirar fotos.

– Quebre a tradição. Se você pensa em fazer uma rodada de brindes, os convidados podem brindar com o que quer que seja que eles tenham no copo no momento do brinde, isso economiza o dinheiro que você iria gastar comprando champanhe para todos. Em vez de uma limousine, considere um veículo regular.

Se você não se importar em servir apenas refrigerante, água, suco, cerveja e vinho, então, esqueça bebidas como whisky e licores e poupe um bom dinheiro. Considere comprar um lindo vestido que você possa usar depois, no lugar de um vestido de noiva tradicional.

Lembre-se de que o casamento é somente um dia, no início de um compromisso para toda a vida. Olhe além do dia do casamento e visualize os seus objetivos como recém-casada. Se você quer comprar uma casa nos próximos anos, manter esse objetivo como uma prioridade durante todo o processo de planejamento do casamento vai ajudar você a ser prudente sobre o quanto você gasta em um único dia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.