Se você é uma das milhares de noivas que planejam casar fora da cidade, viajar para um lugar bonito e romântico, como no Litoral Paulista, ou no Vale do Loire, na França, então você também terá que ter cuidados ao fazer as malas e incluir seu vestido de noiva.

Não importa se viajará apenas alguns kilômetros ou para fora do país, de avião ou navio, o importante é enviar ou levar o vestido de uma maneira segura. Aqui você terá algumas dicas e sugestões para garantir durante a viagem o bom estado de seu vestido para a cerimônia religiosa e recepção:

Antes de viajar, guarde o vestido de acordo com as instruções do atelier. Ainda em casa, o vestido pode ser pendurado em uma arara, no seu closet, se for grande o suficiente ou até esticado em uma superfície lisa e protegida, como embaixo da cama. Isto manterá o bordado, botões e outros detalhes do vestido intactos.

Evite lugares e cômodos da casa que sejam úmidos para não estragar o tecido do vestido. Coloque seu vestido de noiva em uma capa para roupas delicadas para proteger o tecido. Os ateliers de alta costura já se encarregam de providenciar isto para a cliente. Se tiver mesmo que colocar o vestido na mala, escolha uma apropriada e coloque vários lenços de papel branco para manter a forma do vestido.

Se for pegar avião, certifica-se com a companhia aérea o procedimento de bagagens. Algumas delas podem não considerar a mala do vestido como bagagem de mão.

Caso você não possa levar o vestido com você no avião, solicite ao atelier para enviar o vestido para o local onde estará hospedada. O vestido deverá ser embalado em uma caixa que seja grande o suficiente, pelo menos um terço do cumprimento do traje, à prova d’água e com saco plástico para acomodá-lo e protegê-lo de odores e líquidos.


Outra opção é entrar em contato com os correios ou empresas especializadas. Eles ajudarão você escolher a melhor maneira. Procure um profissional para passar seu vestido. Solicite este serviço na recepção do hotel ou procure uma lavanderia especializada.

Solicite informações sobre seguro para o envio de seu vestido. Se você preferir passar seu próprio vestido de noiva, pendure-o no banheiro e ligue o chuveiro quente para que o vapor desamasse as dobrinhas do vestido. Outra opção é solicitar ou levar um ferro a vapor.

Antes de enviar o vestido pelos serviços de correio registrado ou empresas especializadas como Sedex 10, UPS e FedEx, verifique atentamente as opções de seguros que oferecem e se possuem um sistema de GPS e código para ser rastreado via telefone e internet.

Se for contratar uma empresa especializada, planeje para que seu vestido de noiva chegue antes de você no local de seu casamento, assim terá tempo caso haja algum problema ou imprevisto. A assessoria receberá seu vestido e o guardará corretamento até sua chegada.

Somente leve seu vestido com você, se tiver verificado com a companhia aérea de que é permitido levá-lo como bagagem de mão. Caso contrário, não se arrisque, pois é bem provável que a caixa do vestido poderá ser amassada ou extraviada durante a viagem de avião. Não tenha medo de entrar em contato, explicar, solicitar informações e alternativas.

Lembre-se que viajar com seu vestido de noiva é uma grande responsabilidade por isso organize-se para não acontecer surpresas desagradáveis no último minuto.

De Avião – Se levar o vestido de noiva com você no avião em uma bagagem de mão está fora de questão, é melhor embalá-lo com cuidado em caixas especiais para proteger o vestido de odores, manchas e líquidos durante toda a viagem. Adicione nome e endereço na bagagem de uma maneira bem visível para evitar que seu vestido seja confundido com a bagagem de outro passageiro.

De Carro – Simplesmente pendure o vestido no carro ou deixe-o no porta mala em cima de sua bagagem. Se não tiver espaço, coloque-o embalado na mala da maneira correta como explicado acima.

De Navio – Estas noivas não precisam nem se preocupar. Os navios possuem espaço suficiente para o vestido de noiva e serviços profissionais de lavanderia.

Nesta matéria focamos muito no vestido da noiva, mas não podemos nos esquecer dos acessórios como a lingerie, sapato, véu, brincos e até o estojinho de maquiagem. Coloque tudo junto para facilitar na hora que estiver se arrumando. Caso tenha ajuda no dia de uma profissional, melhor ainda. A mesma atenção também vale para o traje do noivo.

Boa viagem e uma excelente lua-de-mel…