Seja para qual ocasião for, um look só fica completo com um belo calçado. Imagine, então, quando o assunto é casamento? Não é à toa que noivas, madrinhas e convidadas ficam cheias de dúvidas na hora de escolher o sapato perfeito, que irá complementar o visual sem roubar a cena ou ficar apagado. Por isso, para evitar erros, confira essas dicas maravilhosas:

Noivas

– O sapato da noiva deve ser delicado e discreto, sem jamais ofuscar o vestido. É um complemento do look que aparece com discrição.

– Escarpim (mais clássico) e sandália (mais moderna) são os calçados mais recomendados, em tom próximo ao do vestido (exceto no caso de vestidos coloridos).

– Se quiser usar sapato colorido, pense bem. É possível criar um look moderno sem invencionices que, em 10 anos, ao olhar as fotos, causem arrependimento. Se optar por essa ideia, as melhores opções são em tom pastel.

–  Caso o vestido seja colorido, lance mão de sapato nude. Em uma cerimônia informal e moderna, não há problemas em fazer contraste de tons. Se quiser uma dose extra de modernidade e ousadia, metalizados também são uma boa opção.


– A noiva tem o direito de brilhar. Portanto, vale vestido e calçado com brilho, mas deixe os pés sempre mais delicados.

– O acessório deve ser confortável e bonito. Escolha o modelo com antecedência e use-o em casa para “amaciá-lo”.

– É preciso que o sapato esteja em harmonia com o vestido. Por isso, escolha o modelo antes de comprá-lo e já o leve para fazer a primeira prova.

– Se a noiva estiver acostumada com salto, o acessório pode ser bem alto. Caso contrário, é melhor evitar. Uma leve meia pata e o salto um pouco mais grosso colaboram com o conforto.

– É interessante que noivas altas invistam em salto menor para não ultrapassar a altura do parceiro.

Convidadas e madrinhas

– Os modelos que mais combinam com vestidos de festa são escarpim e sandálias refinadas.

– Saltos altos e finos são muito elegantes, porém menos confortáveis. Já modelos com uma leve meia pata e saltos um pouco mais grossos garantem mais conforto.

– Para vestidos coloridos, calçados nude são a opção sem erro. Metalizados também são indicados, desde que a cor harmonize com a do vestido. Ao contrário do que muitos pensam, opções pretas não são curingas, porque podem “pesar” dependendo do tom do look.

– Escarpim de bico fino ajuda a alongar a silhueta e escarpim nude é o mais indicado para completar looks curtos das baixinhas, já que dá a ilusão de pernas mais alongadas.

– Com vestidos curtos, em que o sapato vai ficar em evidência, quem tem perna grossa deve ter atenção à tira que fica no tornozelo. Se for muito grossa e larga, corta a silhueta e deixa as pernas ainda maiores.

Agora, escolha aquela sapato maravilhoso seguindo as dicas e bom casamento…