Quantos docinhos encomendar para a festa? E quantos sabores diferentes? Existe tendência para doces de casamento? Para tirar essas e outras dúvidas, separamos alguns dicas e sugestões que podem auxiliar na organização desse item.

Qual a quantidade que devo encomendar?

Depende do horário. Para casamentos durante o dia, 6 a 7 por pessoa; e para casamentos à noite, 4 a 5 por pessoa.

Essa contagem muda se tiver sobremesa empratada?

Não. Até porque muita gente dispensa a sobremesa, mas não abre mão dos docinhos, o grand finale da festa.

Qual a proporção ideal de doces para uma mesa bem variada?

O ideal é uma mesa bem balanceada. Em 12 qualidades: 3 de chocolate, 1 de frutas, 1 de côco, 1 a 2 de nozes, 1 de ovos, 1 de damasco, 1 de pistache, 1 de doce de leite, 1 diferente (exemplo: marzipan, ou repetir algo que a família goste muito).

Componha a mesa com 3 tipos de chocolate, somando 30% do total dos doces; nos 70% restantes não pode faltar doces com nozes (castanhas, avelã etc), ovos e frutas. Uma mesa com 1000 doces, por exemplo, deve ter, em média, 8 qualidades diferentes de doces e 120 unidades de cada uma dessas qualidades.

Quais docinhos são mais pedidos e não podem faltar?


Nozes e chocolate.

Quais as tendências em doces de casamento?

Os docinhos de nutella são um sucesso. As noivas também gostam muito de inserir doces que tradicionalmente não vemos em casamentos, como o quindim, só que com uma apresentação especial.

Doces tradicionais com uma pegada moderna.

A empresa de doces também faz a montagem da mesa?

Algumas doceiras já levam os pratos prontos para serem montados.

Qual o segredo para uma mesa de doces perfeita?

Escolher a melhor doceira e o produto da melhor qualidade, afinal estamos falando de uma ocasião especial. Já fui em festas em que os docinhos estavam lindos, mas pouco saborosos. Ninguém quer que seus convidados saiam insatisfeitos, não é?

Uma boa quantidade de doces é fundamental, porque não tem nada mais desagradável que ir até a mesa de doces e encontrá-la já quase vazia. Além disso, é importante atender a todos os gostos e não escolher apenas doces que os noivos gostam.

Não esquecer que a mesa é de doces, ou seja, não fazer uma forminha que esconda os doces e não exagerar em decorações.

Deixar os convidados livres para levar docinhos para casa. Para tanto, a doceira oferece uma caixinha personalizada de acordo com a decoração da festa…