Papel dos Padrinhos no Casamentos – Você que vai se casar, e tem muitas dúvidas a respeito dos padrinhos, veja aqui as dicas:

Qual é o número correto de padrinhos?

Não existe número correto, mas é preciso ter bom senso. Mesmo que o altar comporte bastante gente, ter mais do que quatro casais de cada lado é exagero. A entrada dos padrinhos e os cumprimentos no altar acabam por demorar demais e tornar a cerimônia cansativa.

Também é preciso saber se o tamanho do altar comporta um número grande de padrinhos. O ideal é escolher com consciência entre as pessoas mais próximas e queridas pelos noivos.

Os padrinhos têm de ser da família?

Não necessariamente. Podem ser amigos, mas o principal é que sejam próximos dos noivos e tenham acompanhado o relacionamento dos dois.

Qual o papel dos padrinhos?

Participar no relacionamento do casal e estar disponível para algum suporte, ajuda ou aconselhamento sempre que necessário.

Convidar mais amigos que parentes para padrinhos é uma gafe para a família?


Não. O que importa é que sejam pessoas que tenham proximidade e um significado especial na vida dos noivos.

Como fazer para que todas as madrinhas estejam lindas e elegantes no altar?

Hoje é perfeitamente aceitável que a noiva dê uma dica sutil dos trajes na hora do convite.Coloque-se à disposição para ajudá-la na escolha do look. A noiva também pode ficar à vontade para pedir que as madrinhas evitem decotes exagerados ou modelos muito rebuscados.

E a noiva, deve escolher os modelos que as madrinhas vão usar?

A noiva não deve necessariamente escolher o modelo que as madrinhas vão usar. Ela pode sugerir que as madrinhas avisem com antecedência as cores para que não haja repetição e o altar fique harmonioso.

O que fazer quando um dos casais convidados para padrinhos se separa antes do casamento?

Converse com os dois e peça que eles deixem seus problemas particulares de lado para honrar o compromisso. Se isso não der certo, é possível ainda substituir o casal, ou pelo menos uma das pessoas, o quanto antes…

Como agir nos casos em que os noivos querem convidar um parente para padrinho, mas ele é casado com uma pessoa que não mantém relações harmoniosas com o resto da família?

Há a opção de não convidar o casal ou de substituir o lugar da madrinha por uma pessoa mais próxima, como a própria irmã do convidado. Se o parente em questão não aceitar a situação, cabe a ele recusar o convite.

Se sobram dois homens solteiros, eles podem entrar juntos na igreja?

O correto é encontrar uma madrinha para cada um deles. Se o casamento for realizado na igreja, deve-se respeitar as regras e orientações da mesma.

Padrinhos devem dar o presente mais caro?

Não existem regras para presentes, nem sobre o valor deles. O convite para ser padrinho de casamento é feito pela condição de afeto, amizade e proximidade ao casal.

Pronto… Agora, capriche na escolha e bom casamento…