Arquivo da categoria: Organização de Casamentos

Casamento sem festa

Como Realizar um Casamento Sem Festa – Hoje trazemos algumas dicas e sugestões interessantes, bem como respostas para as principais dúvidas que pintam na cabeça dos noivos sobre cerimônias de casamento que não terão festas e luxuosas comemorações.

É deselegante fazer apenas a cerimônia, sem festa?

De forma alguma! Nada obriga os noivos a darem uma festa. Deselegante é se endividar para mostrar às pessoas um nível de vida que não condiz à realidade. Já disse e repito, em tempos de crise, nada é mais deselegante do que a ostentação.

Como explico no convite que não haverá festa?

Não explica, oras! Você não precisa citar no convite. Simplesmente diga que “convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos… E acabou. Há quem ache bom escrever, após o endereço da igreja, a frase ” onde receberão os cumprimentos”. Também é uma opção.

Posso fazer a cerimônia em um salão?

Não. Quando a cerimônia é feita em um salão de festas, espera-se uma festa depois. O melhor é fazer em uma igreja.

Posso fazer lista de presentes?

Claro que pode! Você está se casando, não está? O presente não é um “pagamento pela festa“, ao contrário do que muitos convidados pensam. É algo dado de coração para um casal que está começando a vida juntos.

Neste caso, não coloque, de maneira nenhuma, aqueles papeizinhos com locais da lista. Deixe as mães dos noivos e madrinhas avisadas sobre as lojas onde fizeram lista. Elas cuidam de informar os convidados.

Precisa de R.S.V.P. ?

Não precisa.

E se aparecer alguém de quem eu não gosto?

É um risco. Não é nada legal impedir a entrada de alguém a uma Igreja. O máximo que você pode fazer é colocar alguns seguranças na porta, para intimidar “penetras“. E eu não te aconselho jamais a expulsar alguém do seu casamento, a menos que você queira que a pessoa vire celebridade.

A cerimônia deve ser mais longa que o normal?

Não. Cerimônia muito longa dá sono, especialmente nos homens. Sempre defendo que as melhores cerimônias são aquelas bem pessoais, com citações da história dos noivos, com emoção. O que se pode fazer é chamar alguém muito próximo ( como um pai, ou avô ) para falar algumas palavras.

Quero dar um tipo de lembrancinha na saída, qual seria o ideal?

Eu pessoalmente recomendo algo comestível. Bem-casado é tradicional, mas você pode distribuir Brownies, Palha Italiana, Chocolates, Bolo-de-rolo, etc.

Quem distribui as lembrancinhas?

É legal ter alguém exclusivamente para esta função, que fique ao lado dos noivos. Assim, quando o convidado acabar de cumprimentá-los, já recebe sua lembrancinha. Outra opção é encarregar as madrinhas de entregarem. Ou ainda montar uma mesa com todos empilhados.

Onde tiro as fotos com pais e padrinhos?

Ficam bonitas no altar. Mas faça isso muito rapidamente, pois as pessoas estarão esperando para cumprimentá-los

Posso jogar o bouquet?

Sim! Deve! As fotos ficam lindas quando a noiva se coloca bem na porta da igreja, e as convidadas embaixo, depois da escada!

O que faço com os presentes que receber na igreja?

O convidado precisa ser muito sem-noção para entregar presentes na igreja, mas sempre tem um montão de gente que comete essa gafe. Se possível, separe uma sala e guarde-os lá até que alguém possa levá-los a algum carro. Quem deve receber os presentes, caso não haja alguém responsável por isso, são novamente as madrinhas e mães dos noivos.

Então, é isso… Você terá um casamento sem festa, porém inesquecível…

14 Itens Essenciais na Organização de um Casamento

O casamento é um dia maravilhoso para os noivos e seus respectivos familiares. Mas um evento tão importante quanto esse deve ser planejado com vários meses de antecedência, contando com o auxílio dos padrinhos e principalmente do pais. Porém como são tantas as tarefas que envolvem um casamento, separamos nesse artigos os principais itens que não podem faltar nessa organização.

Alianças

As alianças representam o símbolo da união matrimonial. Existem diversos tamanho, modelos para todos os gostos e bolsos. Normalmente a compra das alianças é feita pelo noivo antes da realização do pedido de casamento e realização do noivado.

Uma dica importante: Ajuste as alianças na loja que realizou a comprou ou em relojoarias especializas, faça isso alguns dias antes do casamento, pois nos meses que antecedem o casamento os noivos podem emagrecer, principalmente a noiva que deseja estar em forma para a cerimônia e a lua de mel respectivamente.

Buffet

Um buffet de qualidade e saboroso é indispensável para a comemoração após a cerimônia de casamento. Algumas noivas contam com o auxílio da família para preparar o cardápio que será servido aos convidados, mas a grande maioria prefere deixar essa tarefa nas mãos de profissionais qualificados.

Essas empresas especializadas em buffet oferecem cardápios variados, e você pode escolher exatamente a quantidade de comida, bebida e docinhos necessários para satisfazer todos os convidados. Saiba que esse serviço não é tão caro e poupa muito tempo na organização do seu casamento.

Convites

Convite de Casamento é  o primeiro anúncio da sua união junto aos amigos e parentes. A entre de responsabilidade dos noivos, e nunca devem ser enviados pelo correio se o convidado reside na mesma cidade, pois não existe nada mais deselegante do que algum convidado receber o convite por correio e saber que os outros receberam em mãos pelos noivos.

Fotografia e Filmagem

A filmagem pode ser classificada como opcional, mas vale um esforço adicional dos noivos, visto que muitos profissionais oferecem pacotes acessíveis que incluem Fotografia e Filmagem das cerimônias civil e religiosa. Se você deixar a filmagem de lado, tudo bem, mas as fotografias não podem faltar.

Imagine só a alegria que seus filhos terão ao conferir seu álbum de fotografias que marcaram momentos especiais do seu casamento, e com a filmagem então, tenho certeza que terão sempre uma lembrança marcante pela posteridade.

Vestido da Noiva

Esse sim, é o verdadeiro centro das atenções em qualquer casamento. O branco é tradicional, mas mesmo assim surgem modelos lindíssimos a cada ano. Ainda existem noivas que preferem comprar o vestido, mas já não é uma regra, visto que é muito mais prático e barato alugá-lo.

Traje do Noivo

Tão importante quanto o vestido da noiva, o traje do noivo precisa ser diferenciado e marcante. Geralmente os noivos optam por ternos em cerimônias mais simples, e também existem fraques sofisticados que transformam um homem em um verdadeiro príncipe, e que podem ser alugados com preços acessíveis.

Roupas dos Padrinhos

Os padrinhos figuram ao lado dos noivos, por esse motivo precisam de um traje diferente dos outros convidados. As madrinhas fazem uso dos vestidos longos, enquanto que os padrinhos escolhem ternos e fraques. É importante lembrar que os padrinhos não podem vestir algo que ofusque a presença dos noivos, pois eles são os protagonistas do casamento.

Decoração da Igreja

Já se foi o tempo em que as rosas vermelhas marcavam presença na decoração da igreja. Hoje existem muitas flores com cores deslumbrantes, os efeitos e luzes de velas, jarros de vidros também estão em alta em qualquer casamento. Os profissionais de decoração geralmente oferecem pacotes para decorar a igreja e salão de festas com o mesmo tema.

Salão de Festas

Nesse quesito os noivos podem escolher um salão de sua preferência, mas saiba que os Buffets também contam com salão próprio, proporcionando um pequeno custo adicional junto ao cardápio e bebidas contratadas. As empresas de Decoração também podem oferecer contar com esse diferencial.

Mas o importante é escolher um lugar que preserve a privacidade dos noivos e convidados. Não custa lembrar que a escolha do salão é influenciada diretamente pela quantidade dos convidados que confiram a presença com antecedência.

Músicas

A lista de músicas geralmente fica a cargo na noiva, mas é claro que os temas devem representar o perfil do casal e a história que viveram até o dia mais especial de suas vidas. Alguns casais contratam DJs para colocar músicas mais animadas na hora da festa, mas também existe a possibilidade de contratar uma banda para tocar as músicas escolhidas.

Carro da Noiva

A chegada da noiva na igreja deve ser um momento triunfo, por isso ela tem que chegar em um carro mais pomposo, para aqueles que tem um orçamento maior, podem optar pelo clássica limousine, mas outros carros de alto padrão também são utilizados na maioria das cerimônias religiosas.

Dia da Noiva

É importante para qualquer noiva ter um dia para si na antecedência do casamento, pois assim a mulher ficará um pouco mais tranquila para celebrar na cerimônia e festividades. Limpeza de Pele, Corte de Cabelo, SPA e Maquiagem são algumas das atividades desse dia.

Assim como os outros serviços que já citamos acima, o “Dia da Noiva” também é oferecido em pacotes por empresas especializadas. Não é um investimento tão barato, mas vale cada centavo, pois trata-se de uma preparação toda especial para a noiva.

Lembrancinhas de Casamento

A cada ano vemos muitas novidades nesse quesito, inclusive até as lembrancinhas comestíveis são as mais pedidas pelas noivas. As lembrancinhas de casamento com fotos dos convidados ainda estão em alta, pois oferecem a sensação de exclusividade para todos que as recebem.

Nem pense em realizar sua festa sem escolher uma ótima lembrancinha de casamento. Uma que a equipe do Dicas Casamentos recomenda são aqueles objetos decorativos das mesas que podem ser levadas pelos convidados.

Lua de Mel

A tão sonhada viagem dos noivos. E não venha com a desculpa de que é caro, desnecessário, etc. Saiba que não é deselegante pedir aos padrinhos que ofereçam uma viagem simples como presente. Atualmente as empresas de viagem contam com pacotes turísticos que podem ser parcelados em até 10x sem juros no cartão de crédito.

Nós acreditamos que o casamento é para a vida toda, então não encare a lua de mel como um gasto, mas sim como um investimento essencial para a felicidade do casal que será ainda maior com a realização do casamento.

Por hoje é só, espero que tenham gostado das nossas dicas sobre um “Casamento Perfeito”. Seus comentários, sugestões e críticas serão muito bem recebidas pela nossa equipe.

Até a próxima!

Casamento no Civil – Documentos Necessários, Prazos e Regime de Bens

Casamento é sinônimo de alegria, mas existem questões civis que devem ser cumpridas um bom tempo antes do tão esperado “Sim, eu aceito!”. A maioria das religiões exigem que o Casamento Civil seja realizado antes da realização do Casamento Religioso, mas também existe a possibilidade da realização de ambos ao mesmo tempo, se essa é vontade dos noivos.

Por isso hoje vamos comentar nesse artigo quais as necessidades para a realização de um Casamento no Civil, informando quais documentos serão apresentados, prazo e explicação básica sobre Regime de Bens.

Documentos Necessários para Casamento no Civil

Solteiros – CPF, RG Original e Certidão de Nascimento Original.

Divorciados – Certidão de Nascimento Original, RG Original, Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio Original e Cópia da Carta de Sentença do Divórcio.

Viúvos – Certidão de Nascimento original, RG Original, Certidão de Casamento com Anotação de Óbito Original ou  Certidão de Óbito Original do Cônjuge Falecido e Cópia do Formal de Partilha.

Prazos

Os noivos deverão comparecer ao “Cartório de Registro Civil” para dar entrada no processo de habilitação para o casamento civil com antecedência de pelos menos 30 a 60 dias da data escolhida.

Regimes de Bens

Comunhão Parcial de Bens – É o regime de bens que vigora no casamento, caso os noivos não se manifestem quando dão entrada ao processo de habilitação. Neste regime, a propriedade comum dos bens do casal é aquela adquirida após a data do casamento e com os rendimentos do trabalho de cada cônjuge. Os bens que cada um dos cônjuges leva para o casamento não é considerado patrimônio comum do casal, assim como heranças e doações recebidas ( Mesmo depois da data do casamento ).

Comunhão Universal de Bens – É o regime de bens que torna comum tudo o que o casal possui, tanto os bens atuais quanto os futuros ( inclusive herança e doações ). Este regime deve ser adotado mediante a lavratura de escritura pública como condição para sua validade.

Separação Total de Bens –  É o regime que garante a propriedade individual de todos os bens, atuais e futuros, a cada um dos cônjuges. Este regime deve ser adotado mediante a lavratura de escritura pública como condição para sua validade. Este regime é obrigatório aos noivos menores de 16 anos e aos maiores de 60.

Participação Final nos Aqüestos – Neste regime, cada cônjuge pode administrar seus bens de forma autônoma, já que o patrimônio dos cônjuges não se mistura em tempo algum. Mas, assim como no regime de comunhão parcial, os bens serão partilhados na dissolução do casamento ( Divórcio ).

Obs.: Mesmo após o casamento, é possível alterar o regime de bens escolhido inicial, mas para isso será necessário uma autorização judicial e um acordo entre os cônjuges.

Frases para Convites de Casamento

Frases para Convites de Casamento – O que escrever no convite de casamento é uma das dúvidas na hora de organizar a festa de casamento. Tudo deve ser pensando com carinho para que a hora H seja inesquecível e saia como o planejado. Mesmo que você deixe o convite de casamento a cargo de uma empresa ou pessoa responsável, nada mais justo que seja você a escolher um texto para colocar no mesmo.

Na Internet, é possível encontrar diferentes frases para convites de casamento, sendo que é bem provável que ache a que mais combina com você e com o noivo.Assim, seguem algumas dicas de frases para convites de casamento para você usar:

“Primeiro um encontro,
Depois outro, e mais outros…
Conhecimento, amizade, e…
finalmente o Amor,
que nos une agora e para sempre”.

“Um dia…como por acaso nos encontramos,
surpreendentemente nos olhamos, nos aproximamos
e iniciamos o nosso sonho cheio de esperanças e
cheio de muito amor”.

“Um só olhar, um só sorriso, um só pensamento, uma só emoção. Um só sentimento, uma só alegria, um só ideal, uma só fé. Uma só vida, uma só paixão, uma só carne, um só coração”.

“O nosso amor é como árvore plantada junto a corrente das águas, que no devido tempo dará os seus melhores frutos, e cujas folhagens nunca murcharão.”

“Nosso amor é azul como o mar azul, como no coração uma doce paixão, Azul como uma lágrima quando há emoção, tão puro e tão azul que entrou no coração. O nosso amor é azul como o mar azul, como o azul do céu que ilumina a paixão, Azul como uma estrela no meu coração, uma estrela azul que nos enche de amor.”

Dicas para convite de casamento

O que escrever no convite de casamento também consiste em colocar no topo do mesmo os nomes dos pais de cada um dos noivos e, após, o nome completo de vocês, informando que convidam para a cerimônia de casamento. O comum é que em seguida se acrescente a data e local do evento.

É importante que todas as informações estejam presentes, como o endereço da igreja e o local da festa, inclusive, se ambos não ocorrerem no mesmo local. É também importante pedir que os convidados confirmem a presença, o que pode estar escrito em letras pequenas, no rodapé, com a data limite para a confirmação e o telefone ou e-mail que se pode enviar a informação.

Dicas de Como o Noivo Deve se Comportar para Ser Perfeito

É o noivo… agora que já fez a famosa pergunta, e a resposta foi o sim, até poderia relaxar e esperar pelo dia do casamento, mas para a felicidade dos dois é melhor não o fazer! Apresentamos os conselhos para ser o noivo com que ela sempre sonhou, confira:

– Se a noiva está encarregue da maioria do casamento, ela está possivelmente a ficar cheia de stress. Desta maneira a noiva nem no dia do casamento descansa! É importante que ajude a noiva a não ter um esgotamento; dê-lhe folga, faça-lhe o jantar, lave a loiça, alugue-lhe o filme favorito, leve-a a passear.

– Afinal o casamento não é só da noiva mas do noivo também. Escolha algo do casamento com que se identifique mais; pode ser a comida, as fotografias, a música.  Como noivo que é deve dar a opinião e ajudar nas escolhas para o dia do casamento. Faça a sua noiva perceber que não está nisto sozinha.

– Se a noiva deseja colocar aqueles lençóis cor-de-rosa na lista de casamento, deixe-a colocar lá isso; também pode decidir colocar lá aquele plasma que namora há tanto tempo – pode sempre ser que um grupo de amigos o decidam oferecer… No entanto, deve sempre ter uma opinião acerca da lista de casamento pois vão viver os dois na mesma casa, mas seja sempre um cavalheiro, e tente não discutir, mas sim conversar sobre os vossos gostos, e tentar sempre um consenso.

– A sua noiva está super cansada e estressada. Sugira-lhe contratar um consultor ou organizador de casamentos nem que seja só para o dia do casamento. Este consultor tratará dos pequenos detalhes com os quais nem você nem a sua noiva quererão estar preocupados. Certamente será muito mais relaxante pensar que existe alguém responsável por tudo, que não seja um de vocês.

– A sua noiva pode queixar-se da família; queixa-se que a mãe está sempre a dar opiniões, que a prima não quer aparecer porque o namorado não quer vir, que os primos querem trazer todas as crianças, etc… Ela só está a partilhar isto, não está a pedir que concorde com ela!

– Não seja mais um dos problemas da sua noiva concordando com ela e enfatizando os problemas que ela tem com a família, dizendo coisas que também o irritam à cerca da família dela. Certamente é um momento que irá passar, podendo o mesmo não acontecer com os seus comentários.

– Sabe aqueles amigos aos quais chama a “malta amiga”que certamente estarão no seu casamento, e que até um deles será o padrinho? No caso do padrinho, escolha alguém que saiba que não se vai pôr a fazer olhinhos à madrinha, criando ambientes desconfortáveis.

– Tenha uma conversa com os seus amigos mais próximos que sabe à partida que gostam de beber uns copos, e qu podem exagerar um pouco nas atitudes. Embora eles normalmente divirtam toda a gente quando saem à noite, a sua família e a família da sua noiva poderá não achar a menor das graças a este tipo de comportamentos exagerados pelo álcool. Deixe estes momentos para a despedida de solteiro, e não para o dia do casamento.

– Envie flores à sua noiva! Todas as mulheres adoram flores. Envie-lhe flores durante a altura em que está a planear o casamento, mas não só! Envie-lhe flores na manhã do casamento com uma nota sentida de amor, faça com que sejam entregues na altura em que ela se esteja a preparar para o casamento.

Ela sentir-se-á menos nervosa e mais amada, iniciando o dia com muito amor, como assim deve ser!

Melhores Arranjos para Casamentos no Inverno

As opções de flores são variadas durante o ano, mas escolher as flores adequadas para a decoração do casamento pode significar uma decoração mais bonita e, melhor ainda, sem gastar muito. Veja quais são as flores para casamento no Inverno:

– Utilizem apenas flores que sejam da época e facilmente acessíveis . Sejam realistas quanto aos valores e escolham as que estiverem mais em conta.

– Os arranjos a efetuar no altar por serem maiores devem ser feitos com flores mais baratas, até porque serão vistos menos tempo. Utilize flores mais capazes de criar uma aparência de volume.

– Quando há a possibilidade de ter conhecimento de que outros festejos se vão realizar no mesmo dia e local, tentem chegar a acordo com os outros noivos para coordenarem a decoração e dividirem as despesas.

– Quatro ou cinco velas de pé elevado colocadas em cima de pétalas de rosa, constituem um centro de mesa fácil de fazer e barato. Também podem fazer facilmente um centro de mesa utilizando recipientes largos, enchidos com água e onde se ponham a boiar algumas gerbéras ou flores do gênero, como por exemplo, margaridas.

Essas dicas são super simples, porém, serão muito úteis para quem vai se casar no inverno. Você vai arrasar na decoração, sem se descabelar caso aconteça algum imprevisto…

Casamentos no Inverno Oferecem Excelentes Vantagens

Casar no Inverno tem vantagens para si e para os seus convidados. Para além de haver menos festas e de ser mais barato, há mais oferta e possibilidades de escolha. Por isso, não se assuste com a chuva e o frio e dê o passo. Depois, é só escolher o local apropriado. Siga os nossos conselhos e não espere para marcar a data:

– No Inverno, a maior parte dos preços das quintas e locais para alugar desce, acompanhando a tendência atual de casar no Verão.

– Não necessita escolher e reservar o local com tanta antecedência, pois existe menos procura.

– Casar no Inverno pode ser mais original e também mais íntimo.

– A maior parte dos convidados está ansioso por uma festa e por isso conte com animação pela noite fora.

– No Inverno, as viagens para destinos de praia são mais baratas e também mais apetecíveis.

– Utilize velas, coloque lamparinas, escolha uma sala com um lustre grande, pois os dias são curtos e escurece muito cedo. A luz é um dos factores mais aconchegantes e mais importantes para gerar ambiente.

– Se puder escolha uma sala com lareira, e sirva lá os aperitivos. Se puder, coloque cadeiras e sofás para as pessoas mais velhas se sentarem.

– Para a decoração do casamento utilize cores quentes e alegres: amarelo, vermelho, laranja, contrastando com a estação e o frio.

– Escolha flores de época: gardénias, lírios, ranúnculos, margaridas, azevinho.

– Para o menu escolha comidas quentes e condimentadas, pois no Inverno as pessoas apreciam mais esse tipo de pratos.

– Ofereça uma ceia quente, uma sopa ou um chocolate quente.

– Ofereça mantas no casamento. Os convidados mais noctívagos podem ter frio no final da noite.

– Verifique se o local está bem aquecido. Se estiver frio, os convidados sentem-se incômodos e sentem-se tentados a abandonar a festa.

– Se estiver um dia de chuva forte, tenha chapéus de chuva para distribuir aos convidados mais esquecidos.

– Quando escolher o local da festa, tenha atenção ao piso e evite grandes distâncias até ao local da festa, pois a chuva e a lama podem dar cabo dos sapatos, sobretudo das senhoras.

– Se a noiva tenciona trocar de roupa antes de partir para a lua-de-mel, peça para aquecerem o quarto que servirá para colocar as suas coisas e para se mudar.

E assim você faz um belo e inesquecível casamento no inverno…