Atualmente já poucos casais ficam noivos, pois o primeiro passo é morar juntos. Contudo, a duvida se após ficar noivo é obrigatório casar, a resposta é não. O noivado significa apenas maturidade no relacionamento e algum compromisso e é definido como o anúncio público de que duas pessoas pensam casar-se.

Isso acontece quando o seu namorado a convida para um passeio romântico e a pede em casamento e você aceita. Aliás, durante séculos as pessoas passaram por rituais da corte, com um parceiro ao qual se uniam para toda a vida. Um enlace que pretendia a procriação, passou também por valores ligados à propriedade e acordos políticos entre a nobreza.

O casamento era um acordo selado entre famílias em que o noivo adquiria a noiva e a transação era selada com um pagamento em prata. Geralmente este era arranjado pelos pais. Entretanto os tempos mudaram e a família da noiva é que passou a pagar o dote pelo futuro marido. Atualmente dividem-se as despesas.


Regra geral é também celebrado com a oferta de um anel de brilhantes, que significa amor eterno. O anel de noivado está nos hábitos sociais mais antigos. Desde o tempo dos romanos que este se usa no dedo anelar para indicar que aquela pessoa está comprometida. Atualmente continua a ter o significado de fidelidade.

A sua forma circular representa o ciclo da vida, a fertilidade e o amor. E, pode ser entregue durante o jantar de noivado com a família. Este tempo é importante porque é uma forma dos noivos se conhecerem e verem se realmente se ajustam. É um teste antes do passo final. Afinal, partilhar a escova de dentes não é uma tarefa nada fácil.

Se após ler este texto resolver ficar noivo pense bem. Evite alguns erros como pedi-la em noivado numa festa apanhando-a de surpresa, a não ser que tenha a certeza de que a resposta será sim. Faça perguntas antes. Questione sobre o tema do casamento, tenha a certeza de que ela é a tal com quem quer compartilhar os seus dias para não criar falsas expectativas e nunca mais faça o pedido se estiver com uma bebedeira daquelas.

Parecerá que o fez apenas porque não tinha consciência da importância desse passo. Se for um romântico à moda antiga, então peça a sua mão ao pai da noiva. Uma coisa é certa: mesmo que não siga esta tradição é importante que os pais sejam os primeiros a saber desta decisão.

Esta festa pretende também ser o elo entre as duas famílias, pois é no jantar de noivado que trocam conversas pela primeira vez. É aqui que se falará da data pela primeira vez, talvez das despesas, enxoval, entre outros temas. As mulheres de antigamente bordavam, por isso levavam lençóis de linho e bordados à mão.

Hoje a tradição mudou e os jovens casais preferem adquirir os modelitos para a casa da última moda…