A data do casamento está chegando e está tudo certo para a noiva. A igreja está ok, o bufê contratado, a lua de mel comprada, mas ainda falta acertar com as madrinhas qual o tipo de vestido que elas irão usar. E nada mais justo já que uma das pessoas mais visíveis da cerimônia não pode destoar no grande dia da noiva.

O primeiro passo é saber como será a cerimônia. A roupa irá variar se o evento acontecer apenas no civil e não religioso, se tudo será formal ou informal e até mesmo o horário do evento irá interferir na escolha dos vestidos. Uma coisa é certa: o branco está proibido para a madrinha por ser exclusivo da noiva. O preto também não é a cor certa para a ocasião,  apenas as convidadas poderão usar tal tonalidade.

Se o casamento acontecer de dia, os tons pastéis, rosas e azuis são sempre bem-vindos. Pela noite, a figura da madrinha pode escolher entre o prateado, o verde turquesa, o cinza, o lilás e violeta. Cores mais fortes sempre pela noite.


Se o casamento acontecer pela manhã, o vestido da madrinha precisa ser com tecidos leves e com tons pastéis como o salmão, o verde-piscina, o azul-claro, o lilás e o rosa. Chapéu apenas em festas realmente requintadas ou após decisão conjunta das madrinhas. O uso do chapéu é apenas aconselhável se a cerimônia for extremamente requintada e de decisão de todas as envolvidas. Pérolas são uma boa opção já que os adornos precisam ser discretos para a ocasião. Use também sandálias com saltos médios e mais grossos e evite sapatos muito abertos.

As cores mais alegres e vivas aparecem quando o evento acontece após o meio dia. Uva, vinho, verde musgo e azul Royal são algumas tonalidades que podem ser escolhidas. Bordados nos vestidos estão liberados assim como algum brilho mais discreto. O sapato deve sempre acompanhar a cor do vestido, pelo menos na sua tonalidade.

Sem usar o preto ou o branco, a noite as cores mais fortes estão mais livres. Brilho com moderação e tecidos com brilho próprio dão o toque que a madrinha precisa marcantes (com exceção do preto) e brilhos, mas sem exageros pois quem deve brilhar é a noiva. Os tecidos devem conter brilho próprio.

Os acessórios estão liberados mas com elegância. Uma dica é usar um colar prateado, por exemplo. Os sapatos devem acompanhar a elegância do traje todo. Uma dica importante é levar com um modelo bem decotado um echarpe ou xale para evitar baixas temperaturas em alto estilo.

Evite os já manjados tecidos de festa com transparências e bordados com brilho. Sapatos e chapéus forrados em tecido e detalhes em strass são bons para esta ocasião.

E assim você vai brilhar, porém, na hora certa, e na medida certa…