O vestido de noiva é uma das partes mais importantes da cerimônia, algumas mulheres sonham com o traje matrimonial desde criança. Há quem diga que não é noiva que escolhe o vestido e sim o vestido que a escolhe, e com isso, podemos imaginar que a escolha do vestido é um item fácil dentre as várias tarefas da organização de um casamento.

No entanto, algumas dicas podem auxiliar e facilitar o momento da escolha da melhor opção de vestido de noiva, principalmente no que diz respeito ao tecido, a modelagem e todos os detalhes e acessórios.

Considerar o estilo da noiva é imprescindível, ele deve respeitar o gosto e o corpo da mesma, é preciso identificar a personalidade da noiva, se ela é moderna, romântica, sofisticada, tradicional entre outros, isso facilitará a seleção de Vestidos de noiva adequados para o estilo de cada mulher.


O cuidado com as tendências de moda é importante, escolher modelos que estão arrasando nas passarelas não é uma garantia de que a noiva também arrasará ao entrar na igreja, pois nem sempre o modismo se enquadra ao perfil de todas, portanto, não é recomendado arriscar num

Outro fator importantíssimo na hora de escolher o vestido é respeitar o tipo físico da noiva, ele deve ser um dos principais itens a ser pensar no momento de decidir o modelo mais indicado. Selecionar o tipo de decote que a noiva usa normalmente é uma boa dica para acertar na escolha.

Valorizar o corpo é outro ponto fundamental, o vestido deve evidenciar as partes mais bonitas do corpo da noiva e disfarçar as menos apreciadas. Provar diversos vestidos é o caminho, não escolha o primeiro modelo que agradar, pesquise bastante para ter certeza, visite várias lojas e prove diferentes modelos.

No inverno, o vestido de noiva pode ficar ainda mais lindo, os modelos com manga longa ganham preferência na estação, além de muito elegante, evitam que a noiva passe frio no altar. As rendas são outro destaque para o outono inverno, elas conferem muita sofisticação aos modelos, são versáteis e usadas em diversas partes do vestido e inclusive no véu.

Os boleros também podem acompanhar o vestido de noiva na estação mais fria, eles irão agregar um charme a mais na produção da noiva. Os tecidos mais encorpados são bem-vindos no inverno, os tons mais escuros oferecem opções para quem procura fugir do convencional.

Se você vai casar no inverno, principalmente nos estados do sul e sudeste brasileiro, onde o frio é mais intenso, fazer a pesquisa para encontrar o vestido que seja capaz de proteger do frio e manter a beleza é fundamental. Visita várias lojas, leve sempre alguém para lhe ajudar com opiniões e leve em consideração as dicas das profissionais que trabalham com esse mercado do casamento.