Já repararam que cada vez mais casais que nem pensavam em se casar estão optando por casar no civil e oferecer um almoço para os mais íntimos? Ou mesmo quem vai casar na igreja com direito a festão também está dando uma importância maior ao casamento no cartório, transformando a ocasião em mais um momento para celebrar. Veja aqui então as principais dúvidas:

Que roupa devo usar no casamento civil?

Não existe uma regra absoluta. O que existe é o bom senso de acordo com seu estilo, tipo físico, idade.  Não precisa ir de branco, mas particularmente acho um vestidinho branco perfeito para a ocasião, ainda mais se for a única celebração do seu casamento. Mas você pode também ir com um vestido de sua cor favorita ou um tailleur.

Não há necessidade de véu e grinalda, mas capriche num penteado e maquiagem impecáveis, sapato e brincos elegantes.

Pode usar buquê?

Se você ainda irá se casar outro dia na igreja, acho desnecessário. Mas se é seu único casamento, por que não usar um buquê ou uma única flor? Pode sim! Mas nada exagerado.

Quantas pessoas posso convidar? Quantos padrinhos?


Essa informação varia de cartório para cartório, já que cada um tem um tamanho e regras diferentes sobre quantas pessoas podem assinar o livro. Portanto informe-se previamente com o seu cartório.

De qualquer forma, os espaços são pequenos e as cerimônias são rápidas, então não convide mais pessoas do que cabe e não tente inventar mais casais de padrinhos do que o necessário, todas as pessoas que estarão lá são importantes, padrinhos ou não.

Precisa enviar convite para os convidados?

Menos do que 30 pessoas, um convite por telefone ou pessoalmente é mais do que suficiente. Outra opção é comprar cartões e envelopes pequenos numa papelaria, escrever o convite à mão e enviar pelo Correio, acho super elegante um convite escrito à mão para poucos convidados.

Precisa ter fotógrafo profissional?

Precisar, não precisa. Mas se for o seu único casamento, eu diria que sim, vale a pena ter um! Não perca a oportunidade de ter lindas fotos desse momento tão singular e das pessoas que você ama.

O que fazer após o casamento civil?

Você pode receber os convidados na sua casa para um brunch ou almoço. Se não houver espaço para todos se sentarem à mesa, pense num cardápio com finger food, comida em potinhos, coisas fáceis de comer mesmo de pé ou no sofá. Encomende alguns arranjos de flores para decorar a casa, faça ou compre um bolo bem bonito, espumante para o brinde e bem casados de lembrança.

E agora, basta marcar o casamento e fazer bonito…