A lista de presentes de casamento é uma facilidade para os noivos, que podem selecionar o que mais lhe agradam ganhar, e para os convidados, que não precisam quebrar a cabeça pensando no que dar e contam com a comodidade de comprar pela internet.

No entanto, algumas regras de etiqueta devem ser levadas em conta na hora de fazer sua lista de presentes de maneira educada e elegante. Saiba quais são:

– Sua lista de presente de casamento deve conter itens com os preços mais variados possíveis, do mais barato, para quem não pretende ou não pode gastar muito com a lembrança, até o mais caro também, pensando nos padrinhos ou amigos mais próximos que queiram dar um presente melhor.

– A partir de quanto e até quanto devem ser os preços da minha lista? Não há uma regra, mas dá pra encontrar presentes bem bacanas por R$ 50. Já o preço máximo pode ser relativo ao preço de artigos para casa de maior valor, como geladeira, TV ou um sofá, por exemplo.


– Não é deselegante fazer lista de presentes de casamento. O que não é indicado é colocar no convite de casamento as informações das lojas onde os noivos fizeram a lista, embora muita gente o faça. Por quê? Pois dá-se a impressão de que a presença daquele convidado está vinculada à compra de um presente, o que nunca, jamais, pode acontecer.

– Se não pode informar no convite de casamento onde está sua lista de presentes, o que fazer? Espere até que os convidados perguntem. Ou para os noivos ou para os assessores de casamento, cujo telefone deve vir informado no convite. Se os convidados perguntarem, é por que eles realmente estão interessados em saber. Aí, sim, a informação está liberada.

– Se na sua cidade há uma loja de artigos para casa super bacana, deixe sua lista de presentes lá, claro. Mas não se esqueça de fazer uma lista de presentes de casamento online, para os convidados que moram fora poderem comprar pela internet.

– Lá vem a questão: pode pedir presente de casamento em dinheiro? A resposta direta é não, porém, pensando nos noivos que já têm casa montada ou que realmente precisam de uma graninha para começar a vida nova.

– Assim que receber a notificação da loja que um presente de sua lista foi comprado, ligue o quanto antes para o convidado para agradecer pela gentileza. E é sempre educado contar uma historinha sobre aquele item: por que você o colocou na lista, por que gostou tanto, dizer que será muito útil e que servirá para lembrar da pessoa para sempre.

Agora, basta seguir essas dicas e fazer uma lista bem bacana…