Se há regras relativamente ao que vestir num casamento, estas são bem menos rígidas para crianças e adolescentes. As crianças muito provavelmente quererão brincar durante a festa, e os adolescentes poderão não querer parecer demasiado adultos. De qualquer forma, trata-se de uma cerimônia, e é necessário que o tipo de roupa se adeque.

Se os noivos pretenderem ter uma festa mais descontraída ou mais formal do que o habitual, deverão informar os convidados atempadamente. Tratando-se de uma festa informal, poderá ser adequado o uso de tecidos menos nobres, sapatilhas/ténis ou sandálias mais descontraídas.

Quando não há informação nenhuma relativamente à formalidade, deverá dar-se prioridade a tecidos nobres e evitar peças demasiado informais como calças ou calções de ganga, t-shirts, camisas com padrões descontraídos, sapatilhas/ténis, sandálias informais.


Os rapazes podem usar fato, mas podem também podem optar por um conjunto de calções, camisa e casaco ou calções/calças e camisa. Para além disso, podem usar camisolas ou casacos de malha, desde que não sejam demasiado informais. O uso de gravata, nestas idades, é opcional.

Quanto ao calçado, há várias opções possíveis. Desde que combine com a roupa. Quanto às raparigas, para além do tecido escolhido, o que considero mais importante é o comprimento no caso de usarem vestido. Não gosto de ver vestidos compridos, independentemente de serem convidadas comuns ou meninas das alianças / meninas das flores.

Para este último caso, é também importante conseguir um equilíbrio entre, por um lado, terem um vestido adequado ao estilo do casamento e que não destoe do vestido da noiva e, por outro, não parecerem noivas em miniatura. Relativamente ao calçado, podem optar por umas sandálias formais ou umas sabrinas, que combinam tanto com vestidos como com saias.

Para as adolescentes é bem mais complicado encontrar vestidos que não pareçam demasiado infantis nem demasiado adultos, assim como decidir se usam calçado raso ou saltos altos. É importante ter em conta a idade, o estilo da pessoa e aquilo que costuma usar no dia-a-dia. Uma adolescente de 13 anos poderá sentir-se bem a usar algo bem diferente de uma adolescente de 18 anos.

Quanto ao calçado, umas sabrinas ou umas sandálias rasas serão sempre apropriadas. A partir de determinadas idades, sapatos altos serão também adequados, se bem que é aconselhável optar por modelos jovens.

Felizmente, há cada vez mais marcas com roupas para estas idades, tornando tudo mais fácil…