Sabemos que em um casamento, a atenção principal fica mesmo com os noivos, os pais dos noivos e madrinhas e padrinhos, porém, saiba que os convidados também tem um papel muito importante, e exatamente por esse motivo, eles também tem que se comportar muito bem para fazer tudo fluir muito bem.

Então, de uma boa olhada em como funciona as regras de etiqueta de umc asamento, para comparecer e não fazer feio, confira:

Um bom guia para seguir na hora de decidir quem é que pode ir à cerimônia, ou seja, quem, de fato, está sendo convidado é o texto do convite. A observação é simples. Se estiver endereçado ao Sr. e Sra., significa que somente o casal está sendo convidado. Trocando em miúdos, quer dizer que os noivos não esperam e/ou não estão preparados para receber as crianças na cerimônia.

Quando os noivos convidam a todos, endereçam o convite ao Sr. fulano de tal e família.  Neste caso, só os filhos estão incluídos. Não os ‘agregados’ (namorados, por exemplo). Um detalhe importante: se o convidado tem filhos casados que não moram com ele, deverá esperar mais um convite no respectivo endereço, pois se trata de uma outra família.


Quem convida para uma festa precisa ter idéia de quantas pessoas vai reunir para se programar melhor e atender muito bem a todos os convidados. Por isso, é imprescindível confirmar presença. E cumprir, de fato o compromisso, salvo imprevistos efetivamente inevitáveis. Assim, voc

É muito elegante perguntar aos noivos se eles deixaram uma lista de presentes em lojas e pedir os endereços para consulta. Ainda que o convidado prefira adquirir o presente em um outro local, é importante saber o que os noivos sugerem que gostariam de ganhar. A lista, longe de ser uma obrigação, facilita a escolha e dá idéias para presentear o novo casal, serve, ainda, para direcionar e diversificar as sugestões, e evitar que o futuro casal ganhe cinco ou seis unidades do mesmo presente.

E importante, sempre que se recebe um convite, o presente é indispensável e deve ser escolhido de acordo com as condições financeiras do convidado.

O momento mais importante de um casamento é a cerimônia religiosa, por isso, não deixe de prestigiar, mesmo que não seja a sua religião. Não há nada mais frustrante para os noivos do que ver a igreja vazia na hora do “sim” e encontrar todos os amigos na festa. Participar da cerimônia religiosa do casamento demonstra seu apreço pelo novo casal e sua verdadeira amizade.

Na hora da confraternização, procure se enquadrar nos rituais apresentados, respeitando o cerimonial e não se exaltando mesmo nos momentos mais descontraídos. Ninguém gosta de ver um dia tão importante, quanto o dia do casamento, acabar em brigas ou discussões, motivadas pelo excesso de bebidas ou por uma conduta inadequada.

Depois, claro, vem a escolha da roupa, do sapato e afins, mas, lendo essas regrinha básicas já ficará antenada com os acontecimento e saberá se comportar muito bem em um acerimônia…

E estará contribuindo para que a festa seja um sucesso e se sentirá muito bem recebido.