A lista de convidados. A simples menção da lista faz muitos casais pensarem duas vezes em fazer a festa de casamento! Devemos convidar aquele tio chato e inconveniente que a gente mal vê? E aquele cara do trabalho de quem eu não gosto, mas fui convidada para o casamento?

E os filhos da amiga de academia, devem ser convidados também? O fato é que fazer a lista de casamento é uma tarefa árdua, pode dar muita dor de cabeça e discussão, mas é um passo inevitável! Acho que a primeira etapa na elaboração da festa é uma pré-lista de convidados, só sabendo quantas pessoas são e o perfil delas, é que você conseguirá decidir todo o resto.

Então, já que fazer a lista e cortar convidados não é nada fácil, aqui vão algumas dicas para te ajudar na redução do número de convidados:

– O quanto for possível, pague pelo  seu casamento. Se é você que está pagando, você que decide quem será convidado. Se forem seus pais ou futuros sogros, você terá que aceitar as sugestões deles, afinal, quem pagará pela conta dos convidados serão eles.


– Se a ideia do seu casamento é ser realmente pequeno, então convide apenas a família  direta: pais, irmãos, avós e seus amigos mais íntimos. Os parentes de longe podem apenas ser avisados do casamento e não convidados.

– Não é porque você foi convidada para o casamento da sua colega de trabalho que você tem que convidá-la para o seu.

– Nada de convidar paqueras das amigas, apenas namoros sérios, daqueles que você já conhece a outra pessoa. Acredite, sua lista pode duplicar se seus primos resolverem levar aquela pessoa que eles recém estão saindo.

Uma festa mais informal terá menores custos e assim ninguém fica de fora da celebração da sua alegria.

Bem, essas são apenas sugestões. Se você adora crianças, é claro que não vai deixá-las de fora. Da mesma forma, se acha que não conseguirá olhar para o seu colega de trabalho que não foi convidado, o melhor é chamá-lo.

Essas são apenas dicas para quem precisa reduzir o número de convidados, seja por necessidade de custos ou por idealizar um casamento pequeno. Com jeitinho tudo tem solução, não se desespere…