Saiba que na hora de organizar seu casamento no civil, as regras são um pouquinho diferentes da cerimônia religiosa. Para que tudo corra perfeito, é necessário seguir algumas regrinha básicas que são aplicadas a esse evento, então, confira como tudo deve ser:

- Os noivos devem verificar se no salão há espaço para todos os convidados. Outra dica é organizar com antecedência a disponibilidade do juiz de paz ir até o local, caso a cerimônia seja realizada em casa ou em um salão de festas.

- Se o casamento for realizado no próprio cartório, os noivos deverão convidar somente padrinhos. e amigos mais íntimos, pois, normalmente o local não comporta muitas pessoas.

- Se os noivos querem convidar mais pessoas, além dos padrinhos, é importante verificar, junto ao cartório, se eles possuem uma sala reservada para a realização do casamento.


- Nesse tipo de casamento, geralmente os noivos optam por oferecer um almoço na casa da noiva, após o casamento no cartório, para os padrinhos. Se a escolha do casal for o almoço, acho que o bolo salgado não cairá muito bem no cardápio. O mais indicado é que sejam servidos pratos quentes e frios, como churrasco ou massas e alguns tipos de saladas.

- Por ser um casamento informal, a decoração não é um item fundamental. A dica é decorar a mesa com uma bela toalha branca e um arranjo de flores simples, com pratos e talheres bonitos e discretos.

- No caso dos convites, independente do número de convidados, ele é sempre importante. Pode ser simples, pequeno e informal. Devem ser de acordo com o estilo do casamento. Para casamentos informais até às 16 horas, o ideal é que sejam simples e originais.

- Na hora de se vestir, independente do horário, a noiva pode se vestir de branco, com véu e grinalda. Se o casamento for de dia, a única dica é não abusar muito do brilho.

- Para servir, muitas empresas vão até a residência servir almoço. Pode ser um serviço de crepes, massas, churrasco ou paella, com acompanhamentos. Isso deixará o casal e seus convidados tranquilos.

- As bebidas podem ser água, refrigerante, suco, cerveja, espumante e coquetéis com sucos. Tenha na festa muito chope, caipirinha de saquê e coquetéis. Se o orçamento permitir, o uísque também é uma ótima opção.

- E, na hora das lembrancinhas, existem diversas opções, como mini bolos e doces caramelizados em pequenas caixinhas. O bem-casado é sempre indicado para qualquer tipo de casamento.

Se organizar dessa forma, seu casamento civil será inesquecível, pode ter certeza…