Como Realizar um Casamento Sem Festa – Hoje trazemos algumas dicas e sugestões interessantes, bem como respostas para as principais dúvidas que pintam na cabeça dos noivos sobre cerimônias de casamento que não terão festas e luxuosas comemorações.

É deselegante fazer apenas a cerimônia, sem festa?

De forma alguma! Nada obriga os noivos a darem uma festa. Deselegante é se endividar para mostrar às pessoas um nível de vida que não condiz à realidade. Já disse e repito, em tempos de crise, nada é mais deselegante do que a ostentação.

Como explico no convite que não haverá festa?

Não explica, oras! Você não precisa citar no convite. Simplesmente diga que “convidam para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos… E acabou. Há quem ache bom escrever, após o endereço da igreja, a frase ” onde receberão os cumprimentos”. Também é uma opção.

Posso fazer a cerimônia em um salão?

Não. Quando a cerimônia é feita em um salão de festas, espera-se uma festa depois. O melhor é fazer em uma igreja.

Posso fazer lista de presentes?

Claro que pode! Você está se casando, não está? O presente não é um “pagamento pela festa”, ao contrário do que muitos convidados pensam. É algo dado de coração para um casal que está começando a vida juntos.


Neste caso, não coloque, de maneira nenhuma, aqueles papéizinhos com locais da lista. Deixe as mães dos noivos e madrinhas avisadas sobre as lojas onde fizeram lista. Elas cuidam de informar os convidados.

Precisa de R.S.V.P. ?

Não precisa.

E se aparecer alguém de quem eu não gosto?

É um risco. Não é nada legal impedir a entrada de alguém a uma Igreja. O máximo que você pode fazer é colocar alguns seguranças na porta, para intimidar “penetras”. E eu não te aconselho jamais a expulsar alguém do seu casamento, a menos que você queira que a pessoa vire celebridade.

A cerimônia deve ser mais longa que o normal?

Não. Cerimônia muito longa dá sono, especialmente nos homens. Sempre defendo que as melhores cerimônias são aquelas bem pessoais, com citações da história dos noivos, com emoção. O que se pode fazer é chamar alguém muito próximo ( como um pai, ou avô ) para falar algumas palavras.

Quero dar um tipo de lembrancinha na saída, qual seria o ideal?

Eu pessoalmente recomendo algo comestível. Bem-casado é tradicional, mas você pode distribuir Brownies, Palha Italiana, Chocolates, Bolo-de-rolo, etc.

Quem distribui as lembrancinhas?

É legal ter alguém exclusivamente para esta função, que fique ao lado dos noivos. Assim, quando o convidado acabar de cumprimentá-los, já recebe sua lembrancinha. Outra opção é encarregar as madrinhas de entregarem. Ou ainda montar uma mesa com todos empilhados.

Onde tiro as fotos com pais e padrinhos?

Ficam bonitas no altar. Mas faça isso muito rapidamente, pois as pessoas estarão esperando para cumprimentá-los

Posso jogar o bouquet?

Sim! Deve! As fotos ficam lindas quando a noiva se coloca bem na porta da igreja, e as convidadas embaixo, depois da escada!

O que faço com os presentes que receber na igreja?

O convidado precisa ser muito sem-noção para entregar presentes na igreja, mas sempre tem um montão de gente que comete essa gafe. Se possível, separe uma sala e guarde-os lá até que alguém possa levá-los a algum carro. Quem deve receber os presentes, caso não haja alguém responsável por isso, são novamente as madrinhas e mães dos noivos.

Então, é isso… Você terá um casamento sem festa, porém inesquecível…